Segunda-feira, 28/4/2025
O vazamento de dados pessoais e golpes financeiros se tornaram frequentes nos últimos tempos. Ligações, mensagens, aplicativos e redes sociais são os meios mais utilizados para aplicar atos fraudulentos. Mas existem formas de evitar que isso aconteça.
Algumas medidas que podem ser tomadas
Apresentamos 3 maneiras de impedir essas situações:
Crie senhas fortes: ao criar uma senha, utilize combinações complexas, com letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Caso tenha receio de não lembrar, é uma boa opção usar um gerenciador de senhas.
Evite e-mails e mensagens suspeitas: não abra mensagens de remetentes desconhecidos e evite em clicar em links. É importante lembrar que instituições financeiras nunca solicitam informações confidenciais por esses meios.
Seja cauteloso ao compartilhar informações pessoais: em suas redes sociais ou qualquer outro canal online, limite a quantidade de dados compartilhados com a plataforma. Dessa maneira, será mais difícil que terceiros acessem suas informações.
Suspeita de fraudes
Se perceber alguma movimentação desconhecida, seja nas suas redes sociais, na sua conta bancária ou até em ligações, tome providências imediatamente. Alterar a senha, notificar sua instituição financeira ou fazer um boletim de ocorrência são opções para prevenir que situações piores aconteçam.
E se precisar de algo, saiba que a Crefisa está ao seu lado!