Quarta-feira, 9/4/2025
Perder o cartão ou ser vítima de roubo pode ser um grande transtorno, não é mesmo? Mas você sabe como agir nessas situações? Se não souber, continue lendo, pois estamos aqui para ajudar você! Vamos explicar os passos essenciais para minimizar os danos e evitar esse tipo de problema no futuro.
Ao perceber que seu cartão foi perdido ou roubado, tome as seguintes providências:
- Bloqueie o seu cartão: entre em contato com o banco emissor ou com a administradora do cartão e informe o ocorrido para que ele seja bloqueado.
- Registre um boletim de ocorrência: para garantir que não seja prejudicado com o uso indevido do seu cartão, faça um boletim de ocorrência.
- Fique atento ao extrato do banco: acompanhe seu extrato de compras para verificar se houve transações suspeitas. Caso constate uso indevido, comunique imediatamente ao banco e conteste a compra.
E depois?
Após tomar essas providências, você pode solicitar uma segunda via do seu cartão de débito ou crédito. Com o novo cartão em mãos, basta desbloqueá-lo e tomar os devidos cuidados para evitar que isso aconteça novamente.
Cuidados para prevenir essas situações
Agora que você sabe o que fazer caso seu cartão seja perdido ou roubado, a próxima pergunta é: como prevenir que isso aconteça? Aqui vão algumas dicas para proteger seu cartão e suas finanças:
• Não compartilhe seus dados bancários ou de seu cartão com desconhecidos.
• Sempre tampe o teclado com a mão ao digitar sua senha.
• Guarde seu cartão em um local seguro, evitando bolsos e bolsas abertas.
• Mantenha o cartão visível apenas durante as transações.
Cartão e conta seguros
Viu como é simples? Agora você está totalmente preparado para manter seu cartão e sua conta seguros.
A proteção do seu cartão e das suas finanças deve sempre ser prioridade, por isso é fundamental seguir essas orientações. E, claro, caso algo saia do seu controle, você pode contar com a Crefisa.