Depois da época mais esperada do ano, vem a não tão esperada assim: o momento do pagamento dos impostos anuais. Para ajudar você a organizar tudo, separamos uma lista do que é necessário fazer.
Para você que tem carro, moto, caminhão ou outros veículos aqui no Brasil, fique atento, pois será necessário pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) em janeiro. Por ser um imposto estadual, as regras mudam para cada estado do País e, por isso, recomendamos que você acesse o site do governo e verifique todas as informações (data de pagamento, como obter o boleto, entre outras). Lá você também saberá se seu veículo está isento ou não.
Já o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um imposto pago pelos proprietários de imóveis, e é de extrema importância que os contribuintes entendam o valor e verifiquem a data pagamento para não sofrerem nenhum tipo de penalização da prefeitura. Assim como o IPVA, nem todo mundo precisa pagar esse imposto e, por isso, é necessário consultar todas as regras no site da prefeitura do seu município a fim de evitar problemas.
Por fim, o Imposto de Renda é cobrado pela Receita Federal sobre sua renda anual e, assim como os outros tributos mencionados anteriormente, há casos de isenção. Sabendo disso, acesse o site da Receita Federal para checar se há a necessidade de você realizar o pagamento ou não. Se sim, junte todos os documentos necessários e faça a sua declaração.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com os seus amigos e familiares para ajudá-los!